Como responder a um anúncio de emprego
Analise o anúncio de emprego – antes de responder a qualquer anúncio, analise todos os pontos da oferta e certifique-se de que ela é adequada ao seu perfil.
Adapte o seu Currículo – tenha um currículo base, mas adapte-o para cada oferta, destacando a experiência que é solicitada nos requisitos.
Caso tenha acesso ao nome da empresa recrutadora – faça uma pesquisa sobre a empresa e adapte o seu currículo aos valores da empresa.
Elabore a carta de apresentação – o currículo deve ser acompanhado por uma carta de apresentação. A carta deve ser formal, atraente e concisa. Tenha cuidado com erros e construções gramaticais, utilize papel branco A4, nunca ultrapasse mais do que uma página e assine no final.
Eis algumas dicas para elaborar uma boa carta de apresentação:
- Cabeçalho Deve conter o nome e cargo da pessoa a quem se destina ou simplesmente o nome da empresa.
- Assunto Identifique o nome do jornal/site, data de publicação e a referência do anúncio.
- No corpo, comece por se apresentar e explicar o objetivo da carta. Demonstre entusiasmo e originalidade;
- Explique os motivos pelos quais se candidatou à oferta, bem como o interesse em trabalhar para a empresa;
- Fale de suas habilidades e experiências e destaque sua importância para desempenhar a função com sucesso;
- Termine mostrando disponibilidade para uma entrevista ou para fornecer mais informações;
- Mencione que está enviando o currículo em anexo;
- Despeça-se cordialmente;
- Coloque a data e assine.