Como fazer um Curriculum Vitae vencedor

 

O Curriculum Vitae (CV) é o seu cartão de visita durante um processo de recrutamento.

Para elaborar um CV eficaz, é importante seguir as seguintes dicas:

  • Adapte o seu CV destacando as experiências e competências mais relevantes para a função em questão.
  • Mantenha o seu CV curto e conciso, não ultrapassando mais do que 2 páginas.
  • Verifique cuidadosamente seu texto para evitar erros de português e gramaticais.
  • Não escreva características pessoais como “sou dinâmico”, “aprendo rápido” ou “bom relacionamento interpessoal”. Estas devem ser mencionadas apenas em uma entrevista futura.
  • Escreva de forma direta e sem rodeios.
  • Seja sincero e coerente, evitando mentir no seu CV.

 

A estrutura do CV deve incluir as seguintes informações:

  1. Informação pessoal: nome, morada, telefone e/ou telemóvel, e-mail, data de nascimento, nacionalidade.
  2. Experiência profissional: comece indicando a mais recente para a mais antiga. Inclua a data e o cargo ocupado, o nome da empresa e as principais atividades e responsabilidades.
  3. Educação e formação: comece indicando a mais recente para a mais antiga. Inclua as datas, a qualificação atribuída e o nome da organização de ensino ou formação.
  4. Competências pessoais: inclua informações sobre sua língua materna e outras línguas estrangeiras, competências de comunicação, organização e informáticas, assim como outras competências relevantes.
  5. Carta de condução: indique as categorias da carta de condução.
  6. Informação adicional: inclua publicações relevantes, apresentações, projetos, conferências, seminários, distinções e prêmios, associações e referências.
  7. Anexos: faça uma lista dos documentos anexos ao CV e inclua apenas os relevantes para a candidatura.