Como fazer um Curriculum Vitae vencedor
O Curriculum Vitae (CV) é o seu cartão de visita durante um processo de recrutamento.
Para elaborar um CV eficaz, é importante seguir as seguintes dicas:
- Adapte o seu CV destacando as experiências e competências mais relevantes para a função em questão.
- Mantenha o seu CV curto e conciso, não ultrapassando mais do que 2 páginas.
- Verifique cuidadosamente seu texto para evitar erros de português e gramaticais.
- Não escreva características pessoais como “sou dinâmico”, “aprendo rápido” ou “bom relacionamento interpessoal”. Estas devem ser mencionadas apenas em uma entrevista futura.
- Escreva de forma direta e sem rodeios.
- Seja sincero e coerente, evitando mentir no seu CV.
A estrutura do CV deve incluir as seguintes informações:
- Informação pessoal: nome, morada, telefone e/ou telemóvel, e-mail, data de nascimento, nacionalidade.
- Experiência profissional: comece indicando a mais recente para a mais antiga. Inclua a data e o cargo ocupado, o nome da empresa e as principais atividades e responsabilidades.
- Educação e formação: comece indicando a mais recente para a mais antiga. Inclua as datas, a qualificação atribuída e o nome da organização de ensino ou formação.
- Competências pessoais: inclua informações sobre sua língua materna e outras línguas estrangeiras, competências de comunicação, organização e informáticas, assim como outras competências relevantes.
- Carta de condução: indique as categorias da carta de condução.
- Informação adicional: inclua publicações relevantes, apresentações, projetos, conferências, seminários, distinções e prêmios, associações e referências.
- Anexos: faça uma lista dos documentos anexos ao CV e inclua apenas os relevantes para a candidatura.